Wednesday, January 21, 2009

Luto

João Aguardela morreu ontem aos 39 anos no Hospital da Luz em Lisboa, vítima de cancro.

Aguardela fundou os Sitiados corria o ano de l987, um grupo que combinava a música tradicional com rock ou pop, algo que nunca abandonou, tanto com o Megafone como na Naifa.

Zé Pedro, guitarrista dos Xutos e Pontapés, lembra os primeiros tempos dos Sitiados. “Tiveram uma entrada de rompante e foram uma lufada de ar fresco”, diz, ao mesmo tempo que recorda alguém que “era entregue à causa” da música e que, em palco, era um “frenesim, aquilo a que se chama um animal de palco”.

Paralelamente, criou em 2002, na companhia de Luís Varatojo e uma série de vocalistas convidados, o projecto Linha da Frente, na tentativa de musicar poetas. Entre essas vozes estava a de Viviane (ex-Entre Aspas) que recorda que “tinha uma forma inovadora de fazer música”, realçando que “deixa um vazio difícil de preencher porque associava, como ninguém, a cultura portuguesa com coisas recentes”. Como resultado, nasce em 2004 A Naifa, mais uma vez com Luís Varatojo, editando três álbuns.

“Se gostava que Portugal fosse diferente? Sim, gostava, não me contento com o que é!”, disse em entrevista ao Público há dois anos.


Até já, João.

No comments: