Tuesday, December 23, 2008


COMO TER UM NATAL E FIM-DE-ANO MAIS NATURAIS E SAUDÁVEIS

►Adquira uma árvore de Natal natural em vaso, caso possa mantê-la durante o ano; uma outra hipótese é comprar uma árvore artificial (que pode ser reutilizada durante muitos anos) ou então recorra apenas a árvores vendidas com autorização (bombeiros, serviços municipais), como garantia da sustentabilidade do corte.
►Crie os seus próprios enfeites a partir da reciclagem e reutilização de materiais.
►Adquira lâmpadas energeticamente eficientes.
►Seja solidário com as várias campanhas que habitualmente se desenrolam nesta época.
►Esta é uma época tendencialmente fria; isole bem a sua casa de modo a reduzir os gastos com o aquecimento e também, para poupar recursos.
►Lembre-se que certas espécies animais e vegetais estão em vias de extinção. O azevinho é uma dessas espécies. Não compre azevinho verdadeiro.
Use a sua própria criatividade na decoração. Também o bacalhau se encontra em vias de extinção. Prefira produtos de origem vegetal, uma ceia vegetariana, mais saudável, ética e sustentável.
►Reflicta bem sobre as prendas que vai oferecer, a quem vai oferecer e qual a sua utilidade. Privilegie produtos:
a) Duráveis e reparáveis; b) Educativos, principalmente se estivermos a falar de prendas para os mais pequenos; ofereça produtos que estimulem a inteligência, a criatividade, o respeito entre os povos e pelo ambiente; c) Inócuos, em termos de substâncias perigosas; d) Que não estejam embalados em excesso ou em embalagens complexas (são mais caros, misturam vários materiais e dificultam a reciclagem); e) Úteis: é importante privilegiar a oferta de prendas que não sejam colocadas imediatamente na prateleira ou em qualquer baú esquecido no sótão.
►Não gaste em excesso. Respeitar os seus limites de endividamento irá permitir-lhe ser mais criterioso nas suas escolhas e, logo, mais sustentável.
►Não compre, faça você mesmo. Algo vindo da sua imaginação e do seu tempo é inegavelmente mais valioso. Exs: Compota caseira com uma foto da sua família no rótulo, desenhos dos miúdos, molduras de papel usado, arranjos de flores secas ou um postal feito por si com materiais reciclados.
► Utilize os transportes públicos nas suas deslocações às compras, ou então, junte-se com amigos ou familiares num mesmo veículo e vão às compras conjuntamente; fica mais barato e é mais ecológico.
►Procure levar sacos seus para as compras (uma sugestão: ofereça sacos de pano para as compras).
►Adquira produtos nacionais e de época, pois promove a economia portuguesa e reduz o impacte ambiental associado ao transporte dos produtos.
►Se pensar em oferecer um animal de estimação opte por adoptar um num canil ou associação. (Consulte as listas em http://www.lpda.pt/).
►Se optar por oferecer produtos de perfumaria, cosmética ou higiene pessoal tenha o cuidado de escolher aqueles que não fazem testes em animais (procure a lista em http://www.centrovegetariano.org)
►Não deite fora objectos que já não use. Seleccione os que pode oferecer a instituições ou opte por usar a sua criatividade e criar objectos para oferecer aos amigos e familiares, também pode oferecê-los através da Internet no site www.freecycle.org/group/PT
►Depois do Natal guarde os laços e o papel de embrulho para que os possa utilizar noutras ocasiões;
►separe todas as embalagens – papel/cartão; plástico; metal; vidro – e coloque-as no ecoponto mais próximo, evitando-se os amontoados de lixo;
►depois das festas, vêm as limpezas. Procure reduzir a quantidade e perigosidade dos produtos de limpeza preferindo os biodegradáveis e/ou em recargas. Ou melhor ainda, opte pelos produtos naturais como vinagre, limão ou bicabornato de sódio;
►não deite as pilhas para o lixo, coloque sempre no pilhão. Prefira as pilhas recarregáveis, uma alternativa económica e ecológica.

Fonte: http://www.quercus.pt/ (adaptação)

No comments: