Thursday, April 30, 2009

1 de Maio


Este poema é demasiado extenso para colocar a versão integral. Escolhi uma parte.


Chama-se "Operário em Construção" e é do Vinicius de Moraes.

"— Loucura! — Gritou o patrão
Não vês o que te dou eu?
— Mentira! — disse o operário
Não podes dar-me o que é meu.
E um grande silêncio fez-se
Dentro do seu coração
Um silêncio de martírios
Um silêncio de prisão
Um silêncio povoado
De pedidos de perdão
Um silêncio apavorado
Como o medo em solidão
Um silêncio de torturas
E gritos de maldição
Um silêncio de fraturas
A se arrastarem no chão.
E o operário ouviu a voz
De todos os seus irmãos
Os seus irmãos que morreram
Por outros que viverão.
Uma esperança sincera
Cresceu no seu coração
E dentro da tarde mansa
Agigantou-se a razão
De um homem pobre e esquecido
Razão porém que fizera
Em operário construído
O operário em construção"

E para os maníacos dos cafés!... hihihi



_

Para os maníacos dos ovos...

Um blog que referencia o fantástico programa de cálculo de tempo de cozedura de ovos.
O programa, aqui.



_

Wednesday, April 29, 2009

Animação com giz

Parece que agora estamos todos a tornar-nos professores.... :\ (indefinição no smile! ahahah)
Acho que o material desta animação não podia ser mais apropriado. (a não ser para quem é chique e já usa quadros interactivos :P hihihihi)

Firekites - AUTUMN STORY - chalk animation




_

Só para dizer que

vocês são uns tótós e não comentam no blog da Ina! Toca a comentar, malta!!!

hihihi

_

Afinal

A caminhada passa para dia 27 de Junho.

_

Onde está o Rodrigo - Parte 3




O mail número 3...


"Familia, amigos: Sair do paraiso nao foi facil... Se algum dia pensarem vir a pukhet, nao venham... Os ingleses estragam tudo por onde passam, portanto isto mais parece a praia da oura ca do sitio, mas com tailandeses... De qualquer maneira, so vou ficar aqui um dia, pois amanha apanho o barco para ir ver a ilha dos james bond... Depois 'e tempo de rumar pela costa at'e ao norte da tailandia. So ontem me apercebi o que passa no mundo. Nao fazia ideia que os porcos andam por ai a por febre nas pessoas. Mas estou descansado, porque aqui na tailandia nao se come porco. Nao me mandem mensagens por telefone, porque eu nao posso responder!! De qualquer maneira, agradeco. Estou bastante bem. Nao liguem ao que dizem nos noticiarios, por aqui anda se lindamente e os estrangeiros andam bastante protegidos. Alias, os estrangeiros representam a grande maioria da economia destes paises, pelo que somos extremamente valiosos. Um gajo vai pela rua e esta sempre a ser abordado: "taxi?", "room", "thai massage?"... E passamos a vida a negociar precos... Em breve vos mostrarei as fotos... Despeco me, por agora... beijos, abracos rodrigo"

Caminhada em Arouca

Ninguém aqui do blog alinhou (a não ser eu ;P). De qualquer forma, podem ver as fotos aqui, para ver se ganham vontade para a próxima vez. :D

A Ina já anda a pensar em dia 7 de Junho! Por isso marquem nas vossas agendas concorridíssimas! ;)

_

Tuesday, April 28, 2009

Vai ter que ser...


Ora aí está, um post absolutamente estúpido e inútil. Serve apenas para ilustrar a minha fome... mas tinha mesmoooo que ser isto! Nada de pregos, nem picapaus. Só isto! Estou mesmo básica, hoje... básica e cheia de fome.
O drama.... vou jantar com a Rita Bicho
logo, ela vai querer comidinha clean, com uma alface espetada e um cogumelo artístico a enfeitar uma tostinha integral.
Tenho que ser persuasiva...
well...
bye

Monday, April 27, 2009

Kveta Pacovská














Finalmente!
Tenho um livro da Kveta Pacovská!

La la la la la la!!!

E vocês não!
:P


Onde está o Rodrigo - PARTE 2



2º e-mail do Rodrigo:


"Rapaziada, malta, familia, amigos.... Estacionei nas ilhas Pi pi... Percebo bem porque foi feito aqui um do James Bond ou o filme `a praia` com o Leonardo di Caprio... Meus senhores, isto 'e o paraiso. Para onde quer que se olhe ha sempre uma fotografia a tirar... Estou num bungalow, pago menos de 3.50 euros por noite... Os tailandeses sao o povo mais simpatico que conheco. Estao sempre a sorrir e tratam nos como verdadeiros sultoes... Come se lindamente por aqui... A fruta 'e formidavel, a comida 'e sempre um desafio ao nosso paladar, tal a diversidade... A praia... Bem, a praia... Como posso eu explicar o paraiso??? Imaginem um postal lindissimo para enviarem ao vosso maior amor, ao vosso maior amigo ou simplesmente a um familiar... Todos os dias temos um por de sol diferente, carregado de cores e tonalidades que os nossos olhos dificilmente conseguem acompanhar... A felicidade aqui nao se mede ao milimetro como em portugal, mas ao kilometro (duvido que alguem discorde de mim ou nao confie nesta opiniao)... Hoje tivemos um dia diferente... Fomos de barco ver as ilhas aqui nas redondesas. Das escarpas rochosas e altas que saem do mar, observo as pequenas arvores estilo bonsai, as aguas cristalinas e os peixes de todas as cores a viajarem junto ao barco. Na primeira ilha, apenas um habitante... Uma gruta. Um senhor de 80 anos. Na ilha seguinte, o contacto com o mundo debaixo do mar. Corais, peixes de todas as formas e feitios, de todas as cores, riscas, luminosidades... Depois, uma ilha onde a agua 'e quente e os corais dao 'a costa. Mil colares podiamos fazer dali. Acabamos numa ilha onde se d'a de comer a macacos, mas eles nao apareceram. Paciencia. Fica a imagem fotografica do fundo do mar, dos peixes e corais, das ilhas verdes e carregadas de vida. Voltados a pi pi, o por do sol 'e um convite 'a celebracao da vida. Em breve espero poder ilustrar tudo isto em fotos. 'E de todo impossivel conseguir explicar (a quem nunca viu) o que se passa aqui. Daqui a pouco tempo (talvez dentro de dois dias) vou para Pukhet. Depois espera me o norte da tailandia (elefantes, arrozais sem fim, floresta e paisagem deslumbrante) e o laos (diz quem l'a esteve que 'e um dos paises mais bonitos, assim espero...) Quanto a saude: nada a apontar, apenas um ou outro escaldao, mas resolvido prontamente com hidratantes, muita 'agua e fruta... Estou muito bem. Penso em voces e imagino vos c'a comigo. Beijinho e abracos para todos. Rodrigo p.s. nao tenho culpa dos acentos e cedilhas, este teclado 'e tailandes... p.s. 2 peco a quem quiser coisas que me diga. ja tenho planos para muita gente, mas nao 'e de todo a minha prioridade neste momento... de qualquer maneira posso dizer que, para ja, ainda ha espaco para levar algumas coisas. mas simbolicas, nada de muito pesado... ah ah"

Onde está o Rodrigo - PARTE 1



Pessoal... Aqui vai o primeiro mail do Rodrigo.


"amigos, familia... Bem... Depois de 13 horas a cruzar o mundo, la cheguei a hong kong. depois de alguns problemas para arranjar dinheiro (o meu cartao nao funcionou), la apanhei o barco para macau. macau e' uma cidade curiosa em todos os sentidos. volto l'a para mais 4 dias quando sair da peninsula da indoshina. conheci um restaurante, vimos o porto contra o manchester e depois fomos a uma discoteca no segundo andar de um pr'edio gigante... como era noite das mulheres, houve um espectaculo de danca para elas... 8 homens a dancar sensualmente num palco... s'o mesmo na 'asia. (estavam de macacao, menos mal...) este continente 'e dificil de descrever. tem tudo muita cor. 'e um mundo onde todos os sentidos estao alerta. 'e um verdadeiro choque cultural. mas aconselho a virem ca... no dia seguinte estava na tailandia. 2 dias em bangkok. vi coisas formidaveis, especialmente templos budistas. existem imensos mercados por todo o lado, hiper baratos. fomos a um mercado onde as compras sao feitas em barcos jangada... a jangada p'ara e n'os negociamos com a sra que nos aguarda no barquinho... seja um chapeu, comida, bebida, roupa ou recuerdos tipicos... apanhei um comboio que me levou ao cambodja. atravessar a tailandia de comboio 'e simplesmente um sonho. passamos por imensos campos de arroz, coqueiros, palmeiras... chegados ao cambodja, aparece.nos uma realidade muito forte.. pobreza extrema. toda a gente tenta vender o que quer que seja. usa.se o dollar. acaba por ser tudo um dolar ou nada... para terem nocao, um cafe no cambodja custou mais que o bilhete de comboio que atravessou a tailandia!! ver angkor wat no cambodja 'e das experiencias mais formidaveis a que o ser humano se pode propor... nem por fotos vos consigo descrever o quao bonito 'e. estamos a falar de uma civilizacao que dominou a regiao desde o sec 8 at'e ao 13. faz lembrar um pouco os templos inkas, mas tudo ligado ao budismo... foi, muito provavelmente, os templos mais bonitos que vi em toda a vida. alem disso, estao no meio da selva, o que torna tudo um pouco mais indiana jones... apanhei um aviao para a malasia. kuala lumpur (capital) 'e uma cidade cosmopolita, bem organizada e rica. ruas largas com 'arvores tropicais gigantes e belos jardins por todo o lado. a mal'asia junta 3 grandes povos.. chineses, muculmanos e hindus. 'e estar na 'india, paquistao e china ao mesmo tempo!! aqui vimos as maiores torres g'emias do mundo.. as torres petronas. lindas. andamos de skytrain, algo que sempre sonhei... depois fomos para a estacao e seguimos para gemmas, uma pequena vila no sul. objectivo... selva!! atravessamos o pais de comboio... sem janelas... pela floresta tropical! o comboio demorou 17 horas!! e aqui estou eu. amanha volto para a tailandia. vamos para a praia! mais aventuras a caminho... beijos, abracos para todos, rodrigo"

Onde vamos?




Como não podia deixar de ser...


Já começo a pensar nas férias.


Aliás, esta quinta-feira era menina para dar um jantar na minha casinha... ah pois é!


Ando a pensar (com ajuda externa), lugares porreiros que tenham praia, sol, areia branca (de preferência), sítios para visitar (em abundância), bons comes e bebes e, é claro, alguma animação (que não tem de ser discotecas ou coisas do género...).


Aceitam-se sugestões para as férias e inscrições para o jantar.


(a imagem utilizada é "copiada" do estilo "Gui" aka "folhinhos")
bacci


Friday, April 24, 2009

25 de Abril, sempre!



Quero toda a gente...


comigo...


de braço dado...


a cantar...


à meia noite...


nos Aliados.

Tuesday, April 21, 2009

Há quem desconverse e diga muita coisa...

Juro que o percebo... ora cliquem aqui.

Monday, April 20, 2009

E olhem, olhem,

ela até nos pôs como amigos! :D

_

PESSOAL!!!!

Visitem o

http://mtsambiental.blogspot.com/

É a minha irmã que está a desenvolver para um trabalho da escola e pediu para divulgar. :D

_

Saturday, April 18, 2009

Parabéns Ireninha






Oralilolés!

Como é da festarola? Não vai haver bolinho? então toma lá a caneca! feia.

Friday, April 17, 2009

Manifesto de aluna

Sou aluna.

Neste momento estou numa aula de uma Unidade Curricular denominada: Tecnologias para o Negócio Electrónico.

Estou a ouvir o solilóquio de um informático autista, que vai debitando informação em siglas, com os olhos colados num caderninho de argolas, que vai desfolhando, a boca virada para dentro e a alma encerrada numa esquizofrenia crónica e aguda. Ele em frente ao computador é vencedor. Em frente a rostos, é um estranho social.

Como esta aula tornou-se num massacre, resta-me fugir para aqui, para ao pé de vocês, e  desabafar este momento negro do ensino universitário e desabafar como o produto da interacção entre um informático chipset e uma moça geek é doloroso...!

Senhoras Professoras deste blog... lembrem-se disto quando estiverem a dar aulas! Não massacrem os vossos alunos...

Também quero um professor que saiba o meu nome, que se lembre de mim quando vai à stapples e que durante o jantar pense como seria bom fazer-se entender em determinada matéria.

Bom Dia, Srª Professora (no teu caso, é mais stôra)

Parabéns Marianita!

Bem vinda ao universo da papelada, miúdos ranhosos, grelhas de avalição, reuniões de conselho escolar, justificações de faltas, cadernetas dos alunos, sumários, planificações diárias, semanais, mensais, anuais. Welcome, Welcome! Welcome to the jungle! Venham os horários, as festas de Natal, da Páscoa, do Carnaval... Venham os colegas e a sala de Professores. Os cafés de corte e costura, depois do almoço. Venha o estrondoso salário... Os dossiers, os portfólios, as capinhas, os separadores. E os projectos? E os planos curriculares de turma? Projectos educativos, pais, Conselhos executivos?
Vê! Vê como se transforma a tua carteira! A carteira que dantes usavas para guardar coisas inúteis. Agora, vais ter um estojo. Canetas de muitas cores, uma borracha, um aguça... vais ter uma agenda! (e o teu mund cai, quando não a trazes) Sim... é um universo maravilhoso.
Podia ficar aqui, a desbravar, durante 3 dias.
Mas a coisa compensa. Os míudos, na sua maioria, são simpáticos. E vai chegar o tempo em que, sem querer, eles vão assaltar-te os sonhos. E vais entrar numa "staples" e vais pensar... "este caderno era perfeito para a mariazinha que desenha com dificuldade...". Vais chegar a casa e vais comer mal porque vais pensar... "Porque é que o miúdo chorou na aula? Porque é que ele não consegue?". Aí, vais ter a certeza que foste conquistada e que vai valer a pena.

Parabéns.

Thursday, April 16, 2009

Gráficos úteis




Aos preguiçosos


Eu gosto tanto, tanto,tanto de estar quieta,

muito parada,de fazer nada,

coisa nenhuma,

e de fazer isso, que é não fazer

e de não estar, não ir, também.

Eu cá faço nada e todos me dizem

que faço isso muito bem.

Faço arroz de nada, pudim de nada

(que não é nada, está-se mesmo a ver)

e é tudo muito bom, delicioso,

só por não ser preciso fazer.

Eu faço nada, sou um nadador,

mas não daqueles que nadam mesmo,

O que é cansativo, tão maçador;

é que nadar, cá para mim,

tem um defeito insuportável:

aquele erre que está no fim .

E não digam que não faço nada

porque eu faço isso o mais que posso

e se não faço mais é porque mesmo nada

fazê-lo muito é uma maçada.

Não quero ir. Ainda é cedo. Que pressa é essa?

Não pode ser!

Deixem-me estar porque eu hoje tenho

bastante nada para fazer.


Fala a preguiça - Álvaro Magalhães

Tuesday, April 14, 2009

Vacina em dia




Ora...
Que dia fantástico!
Finalmente, vacinei-me. Fui com o meu amiguinho Hugo (para não fazer muitas fitas no centro de saúde de Matosinhos) e descobri, tardiamente, que não dói nada.

Eu sei, é estúpido, mas... paciência...

Já vos estou a ver, a abanarem as cabecinhas e a dizerem "É mesma parva! Fartei-me de lhe dizer que não ia custar nada, que era muito rápido...".


Paciência.... há aprendizagens que são tardias. Aliás, fui fazer uma pequena festa de comemoração para um bar com um nome sugestivo: fui ao FERRUGEM. Já estou vacinada contra o tétano e já....

lol

Portem-se bem... (eu já começo a comportar-me melhor...)

Monday, April 13, 2009

Tô Vacinada!

A nossa querida Inês já pode dizer...


PARABÉNS!!!! :))))

Sunday, April 12, 2009

Parabéns Mariana!




Que grande festarola...

God.

You won.

Friday, April 10, 2009

Quando for grande...


...quero ser designer...

Enquanto andava a pesquisar blogs, encontrei este texto muito interessante, dizem eles que escrito por uma criança.... não me parece verdade, mas contudo... achei piada...

Ritinha, sem dúvida este é para ti... :)

(clica na imagem para veres melhor)

in: http://galamarra-design.blogspot.com/


Hoje é dia de festa


Depois de uns belos dias no Gerês, agora é a vez de festejar o aniversário da Marianita!!

Aqui vamos nós para a Apúlia jantar no mítico Fojo!

Sr. Sérgio

O 'Fojo' abriu em 1974, dois meses após a revolução "Os sem-abrigo são expressões de liberdade, e eu não consigo escrever à velocidade em que penso porque o meu espírito também é um sem-abrigo."Sérgio Cardoso, ou "o Sérgio do Fojo", como sempre foi conhecido, lê este trecho de um dos seus múltiplos escritos, impressos a esferográfica em toalhetes de restaurante, e chora. "


"publicado a 24 de Janeiro no Diário de notícias "




Sunday, April 5, 2009

Gerês aqui vamos nós!!





Ao fim de não sei quantos convites, de não sei quantos impedimentos é desta que vou para o Gerês...

aweeeeeeeeee.....

Inês, Mariana e Rita... Eu e Jorge estamos a caminho...

Volto daqui a 3 dias... ;)