Tuesday, November 11, 2008

Meio manto


Dia 11 de Novembro, dia de S. Martinho.


"Martinho era um valente soldado romano que estava a regressar da Itália para a sua terra, algures em França. Montado no seu cavalo estava a passar num caminho para atravessar uma serra muito alta, chamada Alpes, e, lá no alto, fazia muito, muito frio, vento e mau tempo. Martinho estava agasalhado normalmente para a época: tinha uma capa vermelha, que os soldados romanos normalmente usavam. De repente, aparece-lhe um homem muito pobre, vestido de roupas já velhas e rotas, cheio de frio que lhe pediu esmola. Infelizmente, Martinho não tinha nada para lhe dar. Então, pegou na espada, levantou-a e deu um golpe na sua capa. Cortou-a ao meio e deu metade ao pobre. Nesse momento, de repente, as nuvens e o mau tempo desapareceram. Parecia que era Verão! Foi como uma recompensa de Deus a Martinho por ele ter sido bom. É por isso que todos os anos, nesta altura do ano, mesmo sendo Outono, durante cerca de três dias o tempo fica melhor e mais quente: é o Verão de São Martinho"




Metade da capa? Só lhe deu metade da capa? Já não há cavaleiros, nem príncipes... Já ninguém dá nada por inteiro! E mesmo assim, com metade da generosidade, tornou-se inteiramente santo.

4 comments:

Bruno Ramalho said...

a capa era grande, por isso metade é muito mais que meia esmola ;P

Ines Duarte said...

E que tal dar a capa inteira? não e melhor que meia esmola ou até mesmo a esmola por inteiro? nhec

Bruno Ramalho said...

e depois o frio matava-o a ele... e isso é que era de um grande egoísmo, pois com ele morto não ia poder ajudar mais ninguém... E isso não pode ser, há que pensar num mendigo, e em mais 3 ou 4, ora essa! ;)

Ines Duarte said...

Ah bom... se assim fosse, mais valia cortar a capa aos quadradinhos... pelo menos aquecia um nariz de um, uma orelha de outro...
Para ser santo, ter direito a um super milagre, pô... tem que dar a capa toda.